Manipulação e cinema parte 1
Manipulação & Cinema
Parte I
Gente eu quero fazer essa publicação a um tempo já... assim como eu quero fazer diversas outras e continuar outras né, mas enfim...
Vocês devem tá tipo que título é esse lion ? Que droga que você está falando gente ? fumou ?
Não, só bebi um pouco....mentira ushaush Enfim , foco foco Lion (oh eu ficando louc@ de novo falando sozinh@)
Enfim, o que eu quero dizer com esse título? O que eu to querendo dizer ? E porque parte 1 ? certo ? bom é o seguinte
Cinema, é uma arte certo ? Todos concordamos com essa parte já tem um tempo. Mas, não é somente uma arte comum, cinema é uma arte manipuladora, putz jura Lion? AHAM. Ela te engana, te persuade, faz você sentir e ver coisas, ou não ver coisas, tudo isso depende, de que o filme + o diretor + o roteirista queiram que você veja. Com isso na cabeça vamos a alguns fatos.
Cinema é uma arte manipulatória por si só, pegue o filme mais bobo possível ou simples ou sei lá, qualquer filme que não esteja tentando passar uma mensagem profunda ou algo do gênero. Vamos com por exemplo, "Se a sorte nos separe" (obs: isso não é uma crítica ok? Eu gosto bastante dessa trilogia ta? ), não é um filme que tenha oh aquela mensagem tão profunda que você tem que ficar três semanas no seu quarto trancado pensando sobre até entender, certo ? Você entende ali mesmo pá pum beleza.
"Ok Lion, mas porque isso é manipulador? Ele não ta fazendo nada comigo" E é ai que você se engana meus caros companheir@s, todo e qualquer filme te manipula, por ser um filme como eu havia dito, né ? Como isso ? Por um negócio super legal que nosso corpo faz sozinho chamado: Visão persistente. Que aliás é estudado desde de 65 a.C. pelo poeta romano Lucretius e provado 200 anos mais tarde por Ptolomeu.
Vamos entender melhor isso com um pouco de história do cinema + técnica + história técnica do cinema (se isso existe). E para vocês não falarem que eu estou louca vou até retirar essa explicação de um livro ótimo que eu tenho e que eu estou lendo, ( que aliás se vocês se interessam por cinema, fazer cinema, estudar e etc. Vocês deveriam ler esse livro). Mas voltando vamos a explicação:
"O filme é feito por milhares de fotografias, que chamamos de fotogramas. Em cada fotograma, a imagem ou o objeto está numa posição ligeiramente diferente da anterior."
Pensem em um flipbook por exemplo (Um folioscópio é uma coleção de imagens organizadas sequencialmente, em geral no formato de um livreto para ser folheado dando impressão de movimento, criando uma sequência animada sem a ajuda de uma máquina.
Muito popular nos finais do século XIX e início do século XX, sendo ainda fabricados hoje em dia. Conhecido em inglês por flip book e em francês por folioscope (por vezes também chamado kineograph, feuilletoscope ou "cinema-de-bolso"), é uma sequência de desenhos que a cada um que você faz tem uma pequena diferença, e passando rápido, da a impressão de movimento.
Muito popular nos finais do século XIX e início do século XX, sendo ainda fabricados hoje em dia. Conhecido em inglês por flip book e em francês por folioscope (por vezes também chamado kineograph, feuilletoscope ou "cinema-de-bolso"), é uma sequência de desenhos que a cada um que você faz tem uma pequena diferença, e passando rápido, da a impressão de movimento.
O inicio do cinema é isso em base, e é assim até hoje, só que com mil outras tecnologias e ai mesmo que a gente não consegue perceber essa passagem rápida.

Fonte da imagem: http://gajitz.com/wp-content/uploads/2013/12/giphoscope-manual-animated-.gif
Bom, essa é a base da manipulação do cinema. Não quero falar só disso, mas por isso mesmo que eu fiz a parte 1, porque eu precisava dar uma introdução para essa história né mesmo? Então por hora é isso gente, mas eu vou fazer mais publicações sobre isso juro.
Bjs de Luz
Nox
Comentários
Postar um comentário