Amor e Monstros & um mix de emoções que eu não esperava !


Esse texto contém spoilers
Alerta de textão 

    Eu to a tanto tempo sem escrever aqui que até perdi a manha, mas vamos tentar.

    Estava eu ontem tentando ver qualquer coisa e tomei a decisão ariscada de assistir Amor e Monstros, vi pouca gente falando sobre nas minhas redes e não soube nenhuma crítica (positiva ou negativa sobre), mas decidi ver, queria tirar umas imagens mais pesadas de um outro filme que tinha assistido antes desse (literalmente alguns minutos antes) e queria relaxar pra tentar ir dormir (coitada dela, trouxa né), pensei, hum monstros ok pode não ser tão ruim assim, acho que da pra dormir depois, vi o trailer achei engraçado, falei: é isso. 

    Bom talvez não a melhor opção pra depois tentar ir dormir, mas com certeza é uma ÓTIMA opção pra qualquer momento. Eu realmente não esperava muito do filme, achei que ia ser mais do mesmo ou então só bobeira mesmo, porque filmes fantasias e ficcionais desse estilo, infelizmente, normalmente é besteirol. Mas eu to honestamente, sinceramente e extremamente feliz de ter sido tão surpreendida tão positivamente por esse filme sério.

    Mas uma lição do velho dito: Não julgue um livro pela capa, não é mesmo? 

    Bom vamos a história...

    Se você é fã e/ou gosta/joga videogame talvez essa história te lembre uma bem famosa no mundo dos games a alguns anos, sim eu estou falando dele, meu amorzinho (de inho não tem nada) que eu amo jogar e passar raiva e nervoso, a série de games:


     Sim Fallout, pra quem não sabe deixa eu contar uma história rápida do que rola aqui: 
    Muitos anos atrás a história após a segunda guerra foi um pouco diferente, ao invés de cessar o fogo com armas nucleares o mundo continuo investindo nesse tipo de armas e tecnologias, assim alguns anos depois em um suposto anos 50 (visualmente falando) já se tinha tecnologias que nós em 2021 nem sonhamos em ter. E então em 2077, a escassez de petróleo e as tensões crescentes entre os EUA e a China acabam provocando uma guerra com as armas nucleares, os ataques acabam com toda a costa oeste da América do Norte. O governo dos EUA previamente, como precaução, construiu vários abrigos nucleares chamados Vaults, mas não se engane, não podia entrar qualquer um ali não, somente "os melhores", cidadãos americanos de boa saúde, pouca propensão a doenças. Fallout acontece em um cenário pós-apocalíptico (em todas as versões do jogo) e é baseada na visão das pessoas dos anos 50 de como seria o futuro.
    
    E como todo bom jogo e história pós-apocalíptica, temos o que? Sim mutações, destruição e claro mais mutações. Com esse lindo combo, nós temos humanos "zumbis", humanos desfigurados, ghouls, todo tipo de ameaça e o ponto principal que eu quero chegar .... Monstros ! No caso insetos e bichos que com toda a radiação da guerra vivaram monstros, porque honestamente, por mais que tenha somente sobrevivido um cachorro normal, até os bichos fofos não são exatamente, normais...

        (eu não sei porque eu jogo isso, sério ushauhsauh)
    
    Enfim, até antes do filme começar eu pensei: filme apocalíptico que tem piadinhas e romance, estilo "Meu namorado é um Zumbi", e depois que o filme começou eu vi que se o diretor Michael Matthews não é fã dos jogos e não se baseou nele pra criar o filme, então ele fez um portfolio lindo pra poderem chamar ele quando talvez fizerem o filme dos jogos ushauhsauh.

    Mas sério, a Terra como se conhece acaba pelo motivo de sempre, humanos, humanos tentam consertar as coisas e acaba ficando somente pior #rindodenervoso. Então ao destruir o asteroide, o fator ação e reação da uma banda na gente, e toda a radiação, químicos e etc. voltam pra a Terra como um ótimo: toma otário. E todos os bichos começam a virar enormes e bizarros monstros.

    O herói Joel (que talvez seja uma referencia a The Last Of Us, outra grande série de jogos apocalípticos) que estava junto com sua namorada na hora que tudo começa a acabar no mundo (ah e como sempre é nos EUA, milagrosamente não acontece em NY, mas na segunda capital de desastres cinematográficos, a Califórnia), fogem e encontram seus respectivos pais para a evacuação, mas claro que tudo da errado, Joel perde os pais e é levado por estranhos que o salvam da rua. 

    7 anos se passam e mais de 95% da humanidade foi devastada, as poucas que sobraram sobrevivem da forma que dá, Joel vive em um abrigo subterrâneo com algumas pessoas jovens que acabam tornando sua família, Joel narra a história para a gente em forma de cartas que escreve para sua namorada Aimee e pelo seu caderno de desenhos (que ele vai evoluindo ao longo dos 7 anos, que aliás isso é um detalhe fofo da trama, mas eu vou deixar vocês notarem a evolução sozinhos) que ele intitula como um manual de sobrevivência dos monstros, os poucos que ele conhece que ele viu quando vivia na superfície e os que ocasionalmente entram no seu abrigo e acaba sempre matando mais um de seus amigos. 

    Enfim, passando detalhes que apesar de serem relevantes pra a história não é a mensagem principal que eu quero falar. Joel após conseguir a pouco tempo encontrar a Aimee viva em um abrigo do outro lado de onde ele morava por rádio, vê sua infelicidade além do apocalipse e decide ir atrás da Aimee. 

    Claro que você pensa:


    Mas ai você lembra que também estando em um cenário apocalíptico sem poder sair de casa, tendo que viver com o que tem, sua família somente (solteirxs também), saindo somente as vezes para poder achar suprimentos, a mais de um ano. Eu sinceramente fiquei muito JOEL ISSO MEU DEUS EU TE AMOOOO. Só que no caso eu não posso tentar matar o Corona com um arco e flecha e ele pode até tentar fazer isso com um monstro gigante #crysinquarentenalanguage. 


    Ele então sai em busca do seu amor, sem saber fazer nada (sério ele tem zero habilidades, ele só está vivo porque os amigos dele cuidam, se não socorro), sem saber que bichos além dos que ele conheceu existem, sem muitos equipamentos e sem nem saber se a garota queria a presença dele ou não, ele nem sabia se ela tinha alguém, se tava casada com filhos, enfim.

    E logo de cara quando você tem certeza que já era pra o Joel vem a MELHOR COMPANHIA que se pode ter durante qualquer tipo de apocalipse, um DOG.


    Sim o Boy, perfeito, zero defeitos, ele é o melhor cachorro que se pode ter em um apocalipse ele cuida de você, acha comida pra ele mesmo, se cuida também, como ele sobreviveu sozinho não se sabe, nem por quanto tempo ele está sozinho, mas logo ele e o Joel (assim como todos os que sobreviveram) veem que tem muita coisa em comum, principalmente a perda, Boy tinha uma dona criança que infelizmente foi comida ou algo do gênero pelos monstros. 

    Seguindo então a aventura (aliás cada vez mais parecida com Fallout, ênfase no cachorro e os monstros bizarros agoniantes e gigantescos) e honestamente eu não esperava rir tanto das aventuras, boy é o sensato do grupo. Em um momento Joel cai em um buraco de (eu não sei o nome daquele bicho, mas é algo da terra) e consegue ser resgatado por dois aventureiros que sobrevivem na superfície juntos, depois que também perdem a família quando moravam na estação de metro, e que dupla meu deus, melhor dupla do mundo, ensinam de tudo ao Joel e os 4 são um ótimo time. 

      E é a coisa mais fofinha ele fazendo amigos, eu fiquei meu deus olha é a gente tentando fazer amigos novos online porque ta geral no mesmo barco (o Titanic).

    Ele segue seu caminho sem eles e você pensa bom talvez ele morra né, sozinho, só o boy e que outro amigo ele pode achar meu deus, e ai mais uma vez Fallout ataca e temos a Mav1s, uma robô muito fofa. Antes do mundo acabar Mav1s seriam a grande evolução do mundo, a tecnologia que todo mundo teria em casa, faria de tudo (aquela velha história que a gente já sabe de milhões de filmes) e no abrigo do Joel existia uma, mas ela não funcionava e era a única companhia dele, ele até então nunca tinha visto uma funcionando (ninguém tinha, não ficou muito claro o porque, mas enfim) e essa Mav1s quando o mundo tava acabando e foi mordida se arrastou para um local seguro e se desligou para quando tivesse alguém para conversar e ajudar ela pudesse *-* :3, sério, muito fofa. Ela ajuda Joel a saber onde ele está e a ele falar com a Aimee que ele está quase chegando.

    E novamente veio um mix de emoções que eu não esperava, eu não vou dizer o que acontece, mas além de a Mav1s ser toda pitica, ai, ela é tão fofa e carinhosa e é o que se precisa num apocalipse e em uma situação de perigo, então o que eu não esperava aconteceu, EU CHOREI TANTO MDS, eu esperava tudo, menos chorar nesse filme e ali estava eu na m****.

    
    Enfim eu não vou contar o resto do filme (meu anjo mas tu já falou metade dele), depois dessa parte além de continuar muito engraçado (e fofo), da a mesma agonia que Fallout em várias partes. 
    
    Apesar de parecer somente um besteirol a mais na lista é um filme que trata muito sobre amizade, humanidade, amor e sentimentos, mas os verdadeiros, uma união das pessoas realmente que não estão bem e vão ali mesmo sofrendo muito e somente sobrevivendo conseguem manter o que é de mais humano e bonito dentro de si.

    Eu honestamente acho que é um filme muito sobre a quarentena e sobre a pandemia, claro que fantasioso e ao invés de um vírus são monstros nojentos bizarros etc. mas seria muito um retrato do que a gente está vivendo (a gente = as pessoas que respeitam a quarentena, seguem os protocolos, se cuidam, cuidam dos outros e ainda estão de quarentena a mais de um ano), sobre amizade, amor, carinho, respeito, o próximo e sobre achar um propósito, o ser humano não pode somente existir e sobreviver, nós precisamos viver. 

    Enfim, espero que tenham gostado dessa resenha um pouco grande e talvez não tão legal devido ao tempo sem escrever, mas assistam esse filme ele é simplesmente sensacional e uma ótima distração do que acontece de verdade no mundo (mas não assiste antes de dormir também não ushaushahs)

Bjs de Luz, 
Nox!

Amor e Monstros (Love and Monsters)
Ano: 2020 
Duração: 109 min
Direção: Michael Matthews
12 ‧ Comédia/Ficção pós-apocalíptica ‧ 
   - Indicado ao Oscar de Melhores Efeitos Especiais -
Disponível em:



Comentários

Postagens mais visitadas